terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

A Nova MPB


Não gosto muito de apresentações, então esse primeiro post vai ser minha apresentação meio que musical pra vocês. Com o tempo, tomara que vocês me conheçam.

Então, o post de hoje é sobre a "Nova MPB". Com o passar dos tempos, aquela velha Bossa Nova acabou e veio surgindo o MPB. Grande nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso, Maria Bethânia, entre outros, fizeram muito bem aos ouvidos dos apaixonados em música daquela época, e até hoje fazem. Mas tudo um dia "acaba" e como tudo, a MPB hoje em dia se renova, com novas vozes, igualmente apaixonantes. Eu poderia citar nomes como Rodrigo Amarante, Vanessa da Mata Humberto Gessinger e outros mais novos como Marcelo Jeneci, Mallu Magalhães, Phill Veras, vem conquistando seu espaço na música atualmente, e eu como um amante da música – principalmente brasileira – não poderia deixar de tentar introduzir a vocês, alguns dos nomes que conquistaram seu espaço.


Mallu Magalhães, 22 anos, natural de São Paulo. Desde pequena Mallu teve influências de rock clássico, por conta do seu pai que era apaixonado. Não resultou em outra coisa, com seus 15 anos, Mallu juntou algum dinheiro e gravou algumas músicas pra disponibilizar no MySpace, rede social que há uns anos atrás, era muito utilizada por artistas para divulgar seus trabalhos. Dentre as músicas que ela disponibilizou, algumas como Tchubaruba fizeram sucesso. Em 2008 – um ano depois de gravar suas músicas – foi convidada para abrir o show da Banda Vanguart. 


Cara, tudo que eu tenho a falar sobre Mallu é que eu amo essa garota, o som dela me acalma nos momentos mais extremos, a voz doce e suave dela, a melodia calma de suas músicas, a composição das letras, todo o conjunto se encaixa pra um trabalho excepcional. Atualmente ela trabalha com a Banda Do Mar, onde atua com seu atual marido Marcelo Camelo e o português Fred Ferreira.


Nesse widget do Spotify, tem o Pintaga (2011) o último albúm solo da cantora, que inclusive vale muito a pena escutar.


Tiago Iorc, 29 anos, natural de Brasília. É um cantor de soft rock brasileiro que se destaca muito ultimamente na cena brasileira. Fez várias trilhas sonoras de novelas, como Malhação, Viver a Vida entre outras. Ele começou sua carreira em 2009 ao cantar a música My Girl da banda The Temptations, ele também está sempre presente na trilha sonora de Malhação, com suas próprias composições. 

Segundo ele mesmo, ele compõe suas músicas em inglês pois o mesmo acha que as suas composições em inglês, conseguem traduzir mais sentimentos do que as mesmas em português, ainda bem que ele sabe. Suas músicas conseguem transmitir uma energia muita boa, sem falar dos seus covers de músicas como Dia Especial, que ganhou um clipe muito fofo.



Seu mais recente albúm – Zeski – foi lançado em 2013 e conta com ótimas músicas como It's a Fluke, Forasteiro e Música Inédita.


Tiê, 34 anos, natural de São Paulo. Com alma de puro MPB, 2 filhas e uma carisma impressionante, a cantora Tiê conquistou seu espaço no palco MPB atual. Começou em 2009 com um EP simples, com apenas 4 músicas e passou mais 6 meses apenas produzindo e trabalhando no resto de seu albúm. No ano de 2009, lançou seu primeiro e maravilhoso álbum intitulado "Sweet Jardim". No álbum meio auto-biográfico, ela conta por exemplo em "Passarinho", sobre o seu nome.

Com sua idade, meiguice e seu nome de passarinho, Tiê foi a mulher que conseguiu me conquistar com um show. No dia 15 de Julho de 2014, a cantora fez um show no Espaço Mundo em João Pessoa, onde eu estava. Foi um momento mágico, totalmente sem explicações, foi meio que "amor a primeiro show". Eu já conhecia o seu trabalho por terceiros, mas naquele dia eu pude realmente sentir a essência Tiê.

Esmeraldas, lançado perto do fim de 2014, é o álbum mais recente da cantora, contando com músicas tão espetaculares como em seus outros trabalhos: "Sweet Jardim" "A Coruja e o Coração".


Então pessoal, eu poderia passar o dia aqui citando mais e mais cantores e bandas, mas não posso me prolongar tanto. Espero que quem conheça, ame de verdade esses citados e quem não, procure saber, procure outros artistas que não aparecem na mídia. Há muito mais do que seus olhos podem ver e seus ouvidos escutar. 


O nome do post foi inspirado na playlist "A Nova MPB" do Spotify.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo